Teste da orelha recem nascido

O exame é feito, geralmente, no segundo ou terceiro dia de vida do bebê e identifica problemas auditivos no recém-nascido. O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. Obrigatório e gratuito nos hospitais e maternidades públicos desde 2010, o teste da orelhinha é, normalmente, aplicado em recém-nascidos já no segundo ou terceiro dia de vida. O teste da orelhinha ou exame de emissões otoacústicas evocadas é o método mais moderno para constatar problemas auditivos nos recém-nascidos Trata-se de um exame bem simples.

Teste da orelhinha: conheça a importância para recém-nascidos Em até 3 dias após o nascimento do bebê é realizada a triagem neonatal auditiva, mais conhecida como teste da orelhinha. O teste de EOA para recém-nascidos é realizado para encontrar o movimento das ondas sonoras na parte interna da orelha do bebê. O exame consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno através de uma delicada sonda introduzida na orelhinha do nenê.



O teste da orelhinha é obrigatório por Lei? Sim, a Lei Federal de 2 de agosto de 2010 define que é obrigatória a realização gratuita do exame denominado emissões otoacústicas evocadas em todos os hospitais e maternidades, nas crianças nascidas em suas dependências. Como seu nome remete, o procedimento é feito de modo a avaliar a audição da criança, assim como detectar de maneira precoce qualquer grau de surdez que ela possa ter. É realizado com o bebê dormindo, em sono natural, é indolor e não machuca, não tem contra-indicações e dura em torno de 10 minutos.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem